Os desafios da obesidade

O crescimento do número de obesos transformou o hábito da alimentação sem nutrição numa marca registrada dos países industrializados. A obesidade pode ter muitas causas, mas desemboca sempre em doenças difíceis e restritivas como, por exemplo, diabetes, problemas cardiorrespiratórios e hepáticos.

Obesidade não é apenas o ato de comer muito e mal, mas um assunto bastante grave que não afeta somente o obeso, mas a economia, o sistema de saúde e muitas vezes, compromete o orçamento familiar e relacionamento social.

Todas as facilidades que os alimentos industrializados nos oferecem tem um preço alto pois fazem aumentar rapidamente o número de obesos – adultos, jovens e crianças - por conta do consumo excessivo de açúcar, sal, ácidos graxos e aditivos.

A combinação entre alimentação de baixo teor nutricional e sedentarismo podem conduzir inclusive, ao isolamento e depressão.

A tendência à obesidade pode surgir na infância pela acessibilidade, rótulos atraentes e, principalmente, pelo exemplo dos pais e parentes próximos. Quando os adultos comem mal, esquecendo que comer bem é uma delícia, as crianças comem mal. É lenda dizer que crianças não gostam de comida saudável, preferindo sempre um punhado de doces a uma refeição caseira. Isso depende do que estiver à sua disposição, dos horários das refeições e hábitos familiares.

Nós crescemos fazendo refeições em família, consumindo comida caseira, fazendo exercícios na escola e brincando mas, com a mudança na rotina, nem sempre as crianças contam com espaço e horário adequados para brincar e gastar energia.

O desafio é substituir os alimentos industrializados por produtos frescos e saudáveis como frutas, verduras, refrigerantes por sucos. Biscoitos, macarrão, sucos e outros produtos saudáveis podem entrar no cardápio da família toda com sabor e nutrição garantidos. Alguns ingredientes são grandes amigos da cozinha bonita e gostosa trazendo saúde e prazer à todas as nossas receitas.

Será ótimo ajudar a afastar a obesidade de nossas famílias sem stress e com receitas gostosas e coloridas.

Fotos acervo Wix, Life of Pix, Unsplash, Dreamstime, Canva, Freepik, Pixabay, Burst e particular

©2023 por DaTerra. Orgulhosamente criado com Wix.com

Salve Vidas

Fique em Casa!

Nós respeitamos sua privacidade

Todos os textos e fotos publicados neste site são de nossa total responsabilidade.

No caso de alguma irregularidade, entre em contato para a remoção do texto ou imagem.