Agatha Christie (1890-1976) é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, superada apenas pela Bíblia e Shakespeare. Autora de mais de 80 romances policiais e 17 peças teatrais foi a maior escritora policial de todos os tempos. 

Agatha Christie

Agatha Mary Clarissa Miller, conhecida como Agatha Christie, nasceu em Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra, no dia 15 de setembro de 1890. Era filha do americano Frederick Miller e da inglesa Clara.

De família rica, Agatha estudou em casa com diversos professores particulares. Aprendeu piano e canto. Com oito anos iniciou sua educação formal. Passava a maior parte do tempo escrevendo poemas e contos.

Em 1912 conhece conheceu o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores. Casam-se em 1914 e Agatha adota o sobrenome do marido.

Quando começou a Primeira Guerra Mundial, Agatha alistou-se, como voluntária, no Exército da Cruz Vermelha.

Baseado em ebiografia
Rita Lee

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947. Filha do dentista Charles Fenley Jones, um imigrante americano e da pianista Romilda Pádua Jones.

Sua carreira começou em 1966 quando formou a banda Os Mutantes com Sérgio e Arnaldo Batista. O grupo tornou-se um ícone do rock de vanguarda da música brasileira. Participou do disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circenses e dos discos de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968.

Além dos inúmeros sucessos que compôs para seus discos, teve musicas gravadas por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Elis Regina, entre outros. Rita Lee está casada com Roberto de Carvalho desde 1996 e juntos têm três filhos. Entre 1986 e 1992 publicou quatro livros infantis, em 2016 lançou sua autobiografia e, em 2017  o livro de contos Dropz, ilustrado por ela.

Em 2014, Rita decidiu deixar de pintar os cabelos com o tom vermelho que marcou sua imagem durante toda sua carreira, e assumiu os fios brancos.

Foto Marcus Leoni

Rita Lee, cantora, compositora, instrumentista, atriz e escritora, é considerada uma das maiores representantes do Rock no Brasil, ocupando um espaço único no universo da música popular brasileira.

Baseado em ebiografia e Wikipedia
Foto Mario Anzuoni

Sophia Loren, musa do cinema italiano, nasceu em 20 de setembro de 1934 em RomaItália, filha de Romilda Villani, uma professora de piano, e Riccardo Scicolone, um engenheiro civil. Foi considerada em 1999 pela revista People a mulher mais bela, sensual e talentosa dos últimos tempos.

Sophia Loren

Sophia Loren é considerada uma das atrizes mais belas, amadas e exuberantes da história do cinema, com uma carreira de mais de 50 anos. 

Sophia Loren recebeu sua primeira indicação ao Oscar em 1962 pelo filme "Duas Mulheres", de Vittorio de Sica, levando para casa a estatueta de Melhor Atriz. Além do Oscar, ela ganhou um Grammy Award, cinco Globos de Ouro especiais, o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e o "Leão de Ouro". Participou de filmes memoráveis do cinema italiano, grande parte deles com seus maiores ídolos, o diretor Federico Fellini e o ator Marcello Mastroiani. Um filme de destaque em parceria com Mastroianni foi "Um Dia Muito Especial" (1977).

Já nos anos 90, recebeu da Academia o Oscar Especial pelo conjunto de sua obra. Casada com Carlo Ponti, Sophia teve dois filhos, Carlo Ponti Jr. e Edoardo Ponti. 

 

Baseado em ebiografia
Princesa Diana

Lady Diana Spencer nasceu na aldeia de Sandringham, no condado de Norfolk, Inglaterra, no dia 1 de julho de 1961. De família aristocrata, era filha de Edward John Spencer e de Frances Ruth Burke. Seus pais se divorciaram quando Diana estava com 8 anos de idade.

No dia 29 de Julho de 1981, Lady Diana e o príncipe Charles se casaram em uma cerimonia para 3500 convidados. O evento suntuoso foi transmitido pela televisão para o mundo todo.

O casal teve dois filhos, William e Harry.

Após o seu casamento com o príncipe de Gales, Diana tornou-se a Princesa de Gales, uma das mulheres mais famosas do mundo, ícone da moda, beleza e elegância, muito admirada por seu trabalho de filantropia, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.

No dia 9 de dezembro de 1992 o casal se separou. A causa da separação seria um relacionamento que Charles mantinha com sua ex-namorada Camila Parker-Bowles.

Foto Getty Images

Na noite de 31 de Agosto de 1997, quando Diana viajava de carro com o seu namorado, Dodi Al Fayed,  foi perseguida por paparazzis vindo a sofrer um grave acidente automobilístico em Paris, que tirou a vida de ambos. O corpo da princesa foi sepultado em uma ilha, no meio de um lago artificial, conhecida como Jardins dos Prazeres.

Mesmo muitos anos após sua morte, a "princesa do povo" continua sendo uma celebridade mundial.

Baseado em ebiografia e Wikipedia
Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro nasceu no Rio de Janeiro no dia 16 de outubro de 1929, filha de um mecânico e uma dona de casa. Seu nome de batismo é, na verdade, Arlette Pinheiro Esteves da Silva. Foi casada com o ator Fernando Torres, que conheceu quando tinha apenas 16 anos e trabalhava no rádio. Tiveram dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres.

Fernanda Montenegro foi a primeira atriz contratada da TV Tupi (no Rio de Janeiro), no ano de 1951. Na emissora, participou de cerca de 80 peças.

No teatro, estreou em dezembro de 1950 ao lado do marido Fernando Torres. Em 1959, o casal e alguns amigos fundaram a companhia Teatro dos Sete, que durou até 1965.

Em 1963 começou sua carreira na TV Rio em novelas de Nelson Rodrigues. Para além da televisão, investiu muito no teatro e fez algumas participações no cinema.

Fernanda Montenegro foi muitíssimo premiada nacional e internacionalmente ao longo da carreira. 

Andréa Graiz / Agencia RBS

Seu primeiro prêmio, Saci, foi recebido em 1955. No ano seguinte, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais.

Em 1958, foi a vez do Prêmio Governador de Estado de São Paulo e novamente do prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais.

Em 1959, Fernanda leva para casa o Prêmio Padre Ventura do Círculo Independente de Críticos de Arte. Quatro anos mais tarde, acumula também o prêmio da Associação Brasileira de Críticos Teatrais.

Em 1964, vence o Troféu Governador do Estado de São Paulo. Dois anos depois, é agraciada com o Prêmio Molière, que receberá novamente alguns anos mais tarde.

Não é exagero dizer que a atriz recebeu ao longo da carreira todos os prêmios nacionais, além de cinco distinções internacionais.

Vale sublinhar que Fernanda Montenegro foi a única atriz brasileira indicada ao Oscar pela participação no filme Central do Brasil, de Walter Salles Jr. 

Baseado em ebiografia e Wikipedia
Fotos acervo Wix, Life of Pix, Unsplash, Dreamstime, Canva, Freepik, Pixabay, Burst e particular

©2023 por DaTerra. Orgulhosamente criado com Wix.com

Salve Vidas

Fique em Casa!

Nós respeitamos sua privacidade

Todos os textos e fotos publicados neste site são de nossa total responsabilidade.

No caso de alguma irregularidade, entre em contato para a remoção do texto ou imagem.